CONTEXTUALIZANDO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA
POESIA CONCRETA
A poesia concreta surgiu com o Concretismo, fase literária voltada para a valorização e incorporação dos aspectos geométricos à arte (música, poesia, artes plásticas).
Em 1952, a poesia concreta tem seu marco inicial através da publicação da revista “Noigrandes”, fundada por três poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos.
Contudo, é em 1956, com a Exposição Nacional de Arte Concreta em São Paulo, que a poesia concreta se consolida como uma nova e inusitada vertente da literatura brasileira.
O poema do Concretismo tem como característica primordial o uso das disponibilidades gráficas que as palavras possuem sem preocupações com a estética tradicional de começo, meio e fim e, por este motivo, é chamado de poema-objeto.
Outros atributos que podemos apontar deste tipo de poesia são:
- a eliminação do verso;
- o aproveitamento do espaço em branco da página para disposição das palavras;
- a exploração dos aspectos sonoros, visuais e semânticos dos vocábulos;
- o uso de neologismos e termos estrangeiros;
- decomposição das palavras;
- possibilidades de múltiplas leituras.
A comunicação através do visual era a forma de expressão de todas as poesias concretas. No entanto, houve particularidades que diferenciavam os poemas deste período em tipos de poesias.
[...]
FONTE: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/literatura/poesia-concreta.htm
UMA EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE POEMAS NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR WALDSON PINHEIRO
POESIA CONCRETA E CRIATIVIDADE - UMA COMBINAÇÃO PERFEITA
Muito feliz com o empenho e desempenho dos meus alunos de sextos anos na atividade sobre poesia concreta. Eles me surpreenderam tanto no aspecto da participação e envolvimento coma a atividade, quanto no aspecto da produção. FELIZ!!! Parabéns galera criativa, vocês fizeram a diferença e provaram que quando querem são capazes de ir além de nossas expectativas.
Valeu pelo excelente trabalho.
Valeu pelo excelente trabalho.
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