terça-feira, 21 de junho de 2011

O BOM E VELHO HÁBITO DE ESCREVER

Trecho de um depoimento de Sírio Possenti publicado na Revista Língua Portuguesa, Especial Redação 2010

Escrever é preciso


Já fui abordado diversas vezes por pais (mães, na verdade) que me perguntavam se eu ensinaria (em aulas particulares) um filho a escrever. Sempre respondi com uma pergunta: "Quantas horas por semana ele escreve?". A reação em geral era de espanto. Mas logo eu acrescentava: "Se ele escrever uma ou duas horas por dia durante seis meses, depois eu ensino. Ou ele vai descobrir que não precisa de aulas particulares".
Eventualmente, a conversa continuava um pouco, e eu apresentava argumentos que me pareciam óbvios: quem é atleta treina x horas por dia, quem é músico ensaia x horas por dia.  Por que supor que, para escrever, haveria solução que não fosse o trabalho?
Depois deste depoimento pessoal, proponho uma tese geral sobre a escrita. E o faço repetindo uma afirmação que tem, na verdade, mais de um sentido: "Escrever é uma prática". 
Sírio Possenti

Nenhum comentário:

Postar um comentário