segunda-feira, 4 de julho de 2011

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA ESCRITA

 Alguns conceitos que são extremamente relevantes para uma boa produção textual e que estão na base dos textos aprovados em concursos e vestibulares 
1. COESÃO
             2. COERÊNCIA
                                                                       3. CLAREZA

1. Fenômeno que diz respeito aos modos como os elementos linguísticos presentes na superfície textual se encontram interligados, por meio de recursos também linguísticos, formando sequências veiculadoras de sentido.

2. Deve ser entendida como uma proporiedade ligada diretamente à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto. A coerência não se apresenta explicitamente, ela é construída pelo leitor quando um texto "faz sentido" para ele. A coerência permite o estabelecimento de relações (sintático-pragmaticais, semânticas e pragmáticas) entre os elementos da sequência (morfemas, palavras, expressões, etc.), constituindo uma unidade significativa global. É, então, a coerência que garante a textualidade.

3. Diretamente ligada a fatores textuais como a coesão e a coerência, a clareza depende de diversos fatores. Uma comunicação truncada pode resultar em textos imprecisos, desordenados e incompreensíveis. A falta de clareza advém da desorganização das ideias, que pode se traduzir num texto ambíguo, com apostos desarticulados, frágil progressão de tópicos, acúmulo de informações numa frase, "anacolutos" (começar falando de uma coisa e terminar com outra), falta de paralelismo entre sentenças, redundâncias, entre outros fatores. 

Fonte: Revista Língua, Especial redação 2010.
           BUIN, Edilaine. Aquisição da escrita: coerência e coesão.2. ed. - São Paulo: Contexto, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário